sábado, 11 de outubro de 2008

O QUE FAZ...

... UM TURISMÓLOGO??
Turismólogo - o profissional do lazer
Repórter Ana Maria Reis
Estamos no final do ano, em João Pessoa, é a época de os jovens "enfiar a cara nos livros", sim é época de VESTIBULAR! E que época! Estresses, livros, professores, cursinhos, pressão... Mas, qual curso fazer? Que carreira seguir? Será que tenho vocação pra isso? O que faz esse profissional? Quanto tempo de formação? E o mercado de trabalho para esse profissional?
São muitas as perguntas e as vezes não tão fáceis de responder... Por isso, resolvemos abordar todos os sábados, uma profissão - área de atuação, mercado de trabalho, formação profissional, etc. Iniciamos esta série com o TURISMÓLOGO (não é nome feio não, heim!!).
Quando você navega na Internet e encontra aquele site da estância paradisíaca dos seus sonhos, se hospeda em uma pousada aconchegante ou em um camping com segurança e chuveiro quente, não pode supor o trabalho que é administrar um pólo turístico, disponibilizar as informações sobre ele e aplicar as verbas para a manutenção da infra-estrutura local.
Simplificado, este é trabalho que espera o turismólogo prestes a entrar no mercado. De acordo com a coordenadora do curso de Turismo da UFJF, Elen Pinheiro Affonso, “a graduação nesta área visa capacitar os alunos a planejar e administrar ações relativas ao Turismo na escala internacional, nacional e regional”
A grade curricular do curso de Turismo é bem eclética. “A UFJF procurou elaborar um curso bem abrangente, tentando dar ênfase a vários setores do turismo. Teremos cadeiras que vão desde a História da Arte até Administração Hoteleira”, fala Leandro Martins Fontoura, um dos estudantes da primeira turma de Turismo da UFJF.
As disciplinas que integram o currículo distribuem-se entre diversas áreas, tais como: Geografia, História, Economia, Direito, Administração, Comunicação, Artes, Cultura e Turismo.
Primeiro vestibular
No último vestibular da UFJF, foram oferecidas 90 vagas para o curso de Turismo. Em seu ano de estréia (fato que acaba causando receio ao vestibulando, já que a faculdade encontra-se em fase de estruturação), o Turismo teve 1068 inscritos (11,87 candidato/vaga). O curso é noturno e as vagas são divididas em 2 semestres letivos.
Segundo a Coordenação do Curso de Turismo da UFJF, as aulas acontecerão basicamente no período noturno. Os Estágios Supervisionados e outras atividades curriculares e extra-curriculares poderão ser desenvolvidos nos turnos matutino e vespertino.
A carga horária mínima é de 3165 horas-aula. Deste total, 1350 horas-aula referem-se a outras atividades com creditação, como estágio e monografia de conclusão de curso, observado o limite mínimo de 4 anos para o término do curso.
Mercado de Trabalho
O grande problema para o turismólogo hoje é o fato de a profissão não ser regulamentada. Isso não quer dizer que não exista mercado para o profissional em turismo, pelo contrário, ele é muito amplo e diversificado. “Se a profissão estivesse regularizada e aprovada em estatuto junto aos órgãos competentes, apenas o turismólogo poderia assumir certas funções, como secretarias de turismo e planejamento de empreendimentos turísticos”, comenta Leandro Fortuna, aluno e Coordenador do Centro Acadêmico de Turismo da UFJF.
Os estudantes que integram o Centro Acadêmico (o CA - órgão representativo da política estudantil) da faculdade de Turismo da UFJF, acreditam que com a regulamentação profissional e a exigência do diploma para quem trabalha com turismo em setores públicos ou privados, o turismo será uma atividade mais direcionada e organizada, aumentando, assim, a qualidade e quantidade de serviços.
O mercado do turismo no Brasil vem crescendo progressivamente. Entretanto, no último ano foi observado um relativo decréscimo no turismo internacional devido à desvalorização do real em relação ao dólar. De acordo com Leandro Fontoura, as áreas específicas que estão tendo mais procura no momento são o ecoturismo, o turismo rural e o turismo de aventura.
Para Leandro Fontoura, o que motiva os jovens a se tornarem turismólogos é o promissor mercado de trabalho e a boa remuneração oferecida. O fato da profissão ser recente, não existem muitos profissionais na área e a gama de opções profissionais com as quais o aluno pode lidar, também são atrativos para quem procura esta área de atuação.
Aptidões de um Turismólogo
- Elaborar políticas de Turismo municipais, estaduais e nacionais
- Elaborar o planejamento do espaço turístico
- Coordenar trabalhos técnicos, estudos, perquisas e projetos em diferentes áreas do turismo
- Analisar e elaborar planos para o desenvolvimento do turismo, baseando-se em fatores sociais, culturais e econômicos
- Coordenar e orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas vocacionadas para o turismo
- Coordenar áreas e atividades de lazer para o público em geral
- Coodenar e orientar projetos de treinamento e/ou aperfeiçoamento de pessoal, em nível técnico ou de prestação de serviços, além de planejar e organizar eventos e viagens.
OBJETIVOS DO CURSO DE TURISMO
O Curso de Graduação em Turismo da UFPB possui duas habilitações, Planejamento e Organização do Turismo e Marketing Turístico, objetivando a capacitação e a habilitação de profissionais para o exercício de atividades de planejamento e organização do turismo e marketing promocional, buscando o implemento da atividade turística no estado.
O planejamento sob a ótica do Turismo sustentável deverá ser o sustentáculo de toda ação no processo de formação do profissional nesta habilitação. Quanto a Marketing Turístico está implícito o planejar, o conquistar, o seduzir, o surpreender com o objetivo de fazer do turista um mulitplicador.
PERFIL DO PROFISSIONAL EM TURISMO
O profissional em Turismo deverá dispor de formação eclética capaz de abranger o fenômeno turístico, além de capacitação para atuar tanto na área de aplicação quanto na área de produção do conhecimento.
ÁREA DE ATUAÇÃO
O profissional de Turismo poderá atuar em vários segmentos do mercado tais como: Hospedagem-empresas relacionadas a acomodação em geral (hotéis, motéis, camping, pousadas, albergues…);Transportes- aéreos, terrestres, ferroviários, marítimos, fluviais; Alimentação-restaurantes, fast food e similares; Lazer-atividades de animação/recreação; Eventos ; Magistério; Consultoria; Órgãos públicos; entre outros ramos de conhecimento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário