terça-feira, 18 de agosto de 2009

REFLEXÃO EM DEUTERONÔMIO 11

“Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição”. Dt 11.26

Nos caminhos conflitantes durante nossa jornada é bem verdade que nos deixamos seduzir pelo brilho opaco das riquezas deste mundo, deixamo-nos seduzir pelo caminho mais fácil, pela estrada mais curta; muitas vezes somos tentados e nos deixamos seduzir por outros deuses: sucesso, dinheiro, vida fácil, o “homem/mulher perfeito” de outra pessoa (porque o nosso tem inúmeros defeitos)! ... o cargo, o carro, a personalidade, etc. do (a) amigo (a)... Enfim, nos deixamos seduzir!

Você já reparou que a frase é: NOS DEIXAMOS SEDUIZIR e não somos/fomos seduzidos? Sim, há uma implicação que diferencia uma da outra: na primeira, a responsabilidade é TODA nossa, sem subterfúgios – nós escolhemos nos permitir errar, preferir a má escolha; na segunda, a responsabilidade fica sorrateiramente escondida. Ah... foi ele quem olhou pra mim! Ah... foi o chefe quem me deu o cargo de fulana!

Ah...! Arrumamos desculpas e justificativas a fim de “esconder” nossa culpa, nossa preferência, nossa má escolha. Mas, quando a chuva deixa de cair, os ramos de brotar e o que resta é terra seca, deserto; quando não há mais o vinho da videira que secou, nem o trigo dourado nos campos, é tempo de arcar com a responsabilidade esquecida (Dt. 11.16-17), e voltar o rosto para Aquele que pode fazer novas todas as coisas (Dt. 11.9-15), a fim de que possamos aprender que muito melhor é fazer a escolha certa, mesmo que momentaneamente nos leve à dor, mesmo que aparentemente nos leve a desertos, mas sabendo que estando no caminho correto, certamente, ao Seu tempo, o Senhor nos susterá e nos abençoará abundantemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário