quarta-feira, 4 de março de 2009

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE "DIET" E "LIGHT"?

Então veja a matéria abaixo e tire suas dúvidas!

DIET E LIGHT

O que são alimentos “diet (ou dietéticos)”?
São aqueles alimentos industrializados em que determinados nutrientes (proteína, carboidratos, gordura, sal, etc.) estão ausentes ou em quantidades muito reduzidas, não resultando necessariamente em um produto com baixas calorias.

E os alimentos “light”?
São aqueles alimentos que apresentam redução de pelo menos 25% do teor de açúcar, gordura ou de outro nutriente, levando, geralmente, a uma diminuição do valor calórico em relação ao produto convencional.

Para que servem?
Os alimentos dietéticos são especialmente formulados para atender as necessidades específicas de pessoas com alguma doença, como, por exemplo:

Diabéticos: redução de açúcar;
Hipertensos: redução de sal (sódio);
Obesos e cardíacos: redução de gorduras e colesterol;
Doentes renais: redução de proteínas;
Controle de peso: redução do açúcar e gordura.


Os alimentos light podem ser usados por pessoas sadias, tanto para controle de peso quanto para reduzir a ingestão de substâncias que, em excesso, causam danos à saúde.

Estes alimentos podem ser consumidos livremente?
Muitas pessoas acreditam que estes alimentos podem ser consumidos livremente, mas isto não é verdade. Por exemplo, existem chocolates diet que são reduzidos em açúcar, mas a quantidade de gordura é a mesma de um chocolate comum. Isso significa que não adianta trocar um chocolate normal por três diet, porque a quantidade de calorias pode ser igual ou maior. O ideal é procurar um nutricionista, que irá orientar a escolha do produto adequado ao objetivo (redução de peso, controle de colesterol, etc.).

Como identificar estes produtos pelo rótulo?
Os produtos dietéticos e light deveriam, por lei, apresentar em seu rótulo a quantidade de calorias e de nutrientes, especificando qual a substância que foi reduzida do alimento normal equivalente. Mas nem sempre estes produtos apresentam esta comparação e, neste caso, é aconselhável que o consumidor compare o rótulo do produto normal com o rótulo do produto diet ou light que pretende consumir.

E os adoçantes artificiais?
O termo correto é edulcorante, que são substâncias que adoçam, mas que possuem quantidade mínima de calorias. As substâncias mais encontradas no mercado são: ciclamato de sódio, esteviosídio, sacarina, aspartame, sucralose, frutose e acesulfame-K. O ciclamato e a sacarina são substâncias potencialmente cancerígenas, quando consumidas em excesso por longo tempo. Eles devem ser especialmente evitados por pessoas hipertensas, pois causam os mesmos efeitos colaterais do sal comum. O aspartame deve ser evitado por portadores de fenilcetonúria, porque possuem um distúrbio no organismo fazendo com que a enzima fenilalanina não seja metabolizada, resultando em um acúmulo da mesma no sangue e na urina, impedindo o desenvolvimento normal do cérebro e do sistema nervoso central, conduzindo ao retardamento mental e convulsões. Também não deve ser consumido por gestantes, porque não se sabe se o bebê terá esta doença. Alias, quanto menos alimentos artificiais a gestante ingerir, melhor para o bebê.

Fonte:
CONJUNTO DE TÉCNICOS DA COPROM/DISER/DIREX/GEAP. http://www.geap.com.br

2 comentários:

  1. tinha q ser diferenças e semelhanças pra quen ta fasendo trabalho de pesquisa
    .... xauuu bjss ♥♥☻!!!.

    ResponderExcluir
  2. [lime]da prossima PENSSA EM ???♥♥☻

    ResponderExcluir